Programa de Regularização Ambiental: Uma Iniciativa Sustentável em SSVA

Você está familiarizado com o Programa de Regularização Ambiental?

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Programa de Regularização Ambiental tem como objetivo instruir os produtores rurais sobre a necessidade de diversas licenças para cumprir a legislação ambiental. A finalidade principal é proteger o meio ambiente e tornar a produção agrícola sustentável.

O programa compreende diversas a√ß√Ķes relacionadas ao tema "√Āgua", assist√™ncia t√©cnica e distribui√ß√£o de um n√ļmero definido de licen√ßas. Em alguns casos, os produtores tamb√©m recebem horas de uso de equipamentos para realiza√ß√£o de servi√ßos espec√≠ficos, como dragagem para limpeza de fundo de pequenos corpos h√≠dricos, melhorando a drenagem da √°rea de plantio e a fluidez das √°guas.

A Pol√≠cia Militar Ambiental da Regional de Cataguases tem contribu√≠do com a√ß√Ķes de educa√ß√£o ambiental, monitoramento da APA, entrega t√©cnica das licen√ßas e treinamento de campo com os operadores de m√°quinas. A √ļltima a√ß√£o no munic√≠pio, ocorrida no dia 5 de maio, incluiu uma palestra e uma parte t√©cnica em campo, com a supervis√£o correta dos trabalhos realizados por uma retroescavadeira.

"Nosso munic√≠pio tem se preocupado com a pauta do meio ambiente, pois somos um munic√≠pio minerador e com muitas nascentes. Buscamos ser um exemplo, e tamb√©m auxiliar nossos produtores rurais para que tenham melhor acesso √† legisla√ß√£o e √† assist√™ncia t√©cnica. Dessa forma, eles podem realizar suas pequenas interven√ß√Ķes de maneira legal, priorizando a integra√ß√£o com o Meio Ambiente", comentou Eduardo Almeida, Secret√°rio de Agricultura e Meio Ambiente.

O policial Cabo Milane acrescentou: "SSVA tem sido vanguarda na elabora√ß√£o desse tipo de projeto, nos convidando para oferecer essa assist√™ncia, promovendo a redu√ß√£o de autua√ß√Ķes e uma prote√ß√£o mais efetiva para a APA e corpos h√≠dricos. √Č gratificante operar dessa forma em favor do Meio Ambiente. A preven√ß√£o √© o melhor caminho, parab√©ns ao munic√≠pio!"