Benchmarking ATeG Café Mais Forte


Responsive image


Você sabe o que é Benchmarking ATeG Café Mais Forte?

 

Benchmarking é um processo utilizado por empresas no estudo de concorrência, analisando as melhores práticas e quais podem ser replicadas no seu empreendimento.

Uma palavra chique, que parece distante de todos nós, mas em SSVA isso é uma realidade para os produtores rurais do município.

Atendendo 28 produtores, dentro do Programa ATeG Café Mais Forte, os produtores recebem assistência técnica gerencial para a condução de suas lavouras de cafés, com a presença mensal de um técnico em sua propriedade, que auxilia com orientação do plantio até a comercialização do café, além de auxiliar no gerenciamento dos dados da produção.

Em parceria com o Senar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente faz a coleta dos dados e, assim, os produtores conseguem avaliar seu desempenho pessoal e também como um grupo.

Uma vez por ano, todos se reúnem para analisar e discutir os resultados. O último encontro ocorreu no dia 15 de dezembro, na Escola do Rio Preto, em SSVA.

Conquistas importantes foram feitas nesse ano do ATeG, com grandes avanços, como compra coletiva, cursos específicos, dias de campo, além de conquistas de diversas premiações pelos participantes.

Somente na avaliação do grupo, que contém em sua maior parte pequenos cafeicultores, foram mais de 3 milhões de reais que tiveram acompanhamento técnico, melhorias de manejo e gestão.

Com a presença da Coordenadora do ATeG do SENAR da região, Miriam Fontes, juntamente com Dr Davi Lopes, explanaram todas as informações e tiraram dúvidas.

O encontro contou também com palestras na área de Saúde e também Meio Ambiente, apresentadas por Edmundo Bento e Farley Faria, respectivamente.

 

Os participantes foram agraciados com sorteio de brindes ofertados pela Casa da Lavoura, Agriarte e também do Sicoob Credisudeste, que juntamente com a Prefeitura de SSVA, apoiaram na realização do jantar para os produtores.