• Apenas correspondências exatas

Email: social@saosebastiaodavargemalegre.mg.gov.br

Horário de funcionamento: de 08:00h às 17:00h

Sobre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

É o órgão encarregado de atender o contingente populacional – famílias, indivíduos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, idosos – que se encontram desprovidas de bens e serviços, em situação de vulnerabilidade social; executar serviços, programas e projetos visando a garantia da convivência familiar, a superação das dificuldades, o desenvolvimento de potencialidades, a inclusão social e a autonomia dos usuários da Política de Assistência Social.

Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza o cadastramento/recadastramento no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais, para que as famílias possam ser enquadradas nos programas assistenciais do Governo Federal, Governo do Estado e Município.

São órgãos da Secretaria: o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, além de ofertar serviços e ações de proteção básica; e o Conselho Tutelar, que defende e promove os direitos das crianças e adolescentes, zelando pelos mesmos e fazendo com que a família, sociedade e governo, assumam a responsabilidade de respeitar esses direitos garantidos pela Lei 8.069/90.